quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Não pode ser!!!
A propaganda da Pepsi é um vídeo interessante, imagino que a maioria das pessoas já deve ter visto... aquela que a pessoa chega no estabelecimento pede um refrigerante e o garçom pergunta:"só tem Pepsi, pode ser?"... e aí aparecem vários outros acontecimentos, que o que pode ser, acaba sendo uma excelente opção. Confesso que no início achei uma boa propaganda... e até mesmo fui influenciada por ela... pois já ouvi várias vezes a tal frase "só tem Pepsi, pode ser?" e, lembrando da propaganda, disse "pode ser".
Não tenho nada contra a Pepsi, confesso que até gosto... mas, conversando com um amigo, pude notar que esta propaganda carrega alguns valores que não gosto!
Por melhor que possa ser alguma situação, quando é a única opção, e não é exatamente a que queremos... não devemos fazer uma opção de conformismo. E é exatamente isso que a propaganda propõe. No fundo o comercial referido, desqualifica o produto e não o eleva... porque demonstra que ele é sempre nossa segunda opção. E na verdade, o que realmente gostaríamos é de tomar uma bela Coca-cola gelada.
E penso que esta é uma metáfora que serve para vida... temos sempre em mente algo ideal, sabemos o que queremos, imaginamos o que é realmente a nossa "coca-cola", mas aí vem a vida e diz que agora só tem "Pepsi", e pergunta se pode ser, nos diz que pode ser muito bom, pede que experimentemos... as vezes aceitamos o objeto não ideal, e até, nos afeiçoamos a ele, e descobrimos no final que ele nos satisfaz, e que não ter tido escolha, parece ter sido algo bom...
Mas no geral, por melhor que seja a "Pepsi" apresentada pela vida, ela não nos satisfaz... principalmente em matéria de amor!!
Há situações que o ser desejado é absolutamente complicado, cheio de impedimentos, defeitos insuportáveis e por aí vai... e aí vem a vida, nos trazendo um ser diferente, que todo mundo que vê de fora diz que é perfeito pra gente, sem as mesmas características impeditivas do ser que realmente amamos... que é uma excelente opção, que seremos felizes... e nos pergunta: "pode ser?".
E na minha concepção, a resposta certa é: "Não pode ser!!". Pois o amor é assim, não linear, e nada o pode substituir... no fundo o amor não nasce exatamente referenciado nos defeitos e nas qualidades do outro, talvez depois isso ajude a mantê-lo, mas o nascimento de um sentimento tão poderoso como o amor, se dá por um encontro de alma... por uma vinculação que vai além dos pobres argumentos racionais que podemos elaborar frente a imagem do outro.
Por isso, se a vida me oferecer uma "Pepsi" e perguntar se "pode ser", a resposta é: "Não pode ser!!!"... então eu sairei do estabelecimento que só tem "Pepsi"... e partirei para outro, até enfim, me encontrar com a minha "Coca-cola Toda"...
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Muito boa sua analogia sobre os "pode ser" da vida, tem toda razão no que foi levantado...não tinha pensado nisso quando vi o comercial.
ResponderExcluirE falando da propaganda especificamente, a Pepsi se rendeu em absorver a realidade de sempre ser a "alternativa" pelo preço de a ser lembrada. Não importa ser a segunda, mas agora o plano é se tornar uma marca falada, lembrada e espera-se por consequência ser a primeira (esperança messsmo).