quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Amanhã é outro dia...




Amanhã, que já é hoje, terei um dia cheio... cheio de coisas que não gosto!!Um trabalho medíocre, o início de uma pós-graduação que não me interessa... que no dia seguinte ela continuará o dia inteiro, e no outro terei prova da OAB, para me testar quanto as técnicas jurídicas, que é outra coisa que absolutamente detesto...
Por isso, sabendo que terei três dias muito difíceis pela frente, fui dormir, tentando me disciplinar para cumprir minha sina horrorosa nos próximos três dias... então deitei e fiquei pensando que gostaria de ter escrito hoje, e não tive tempo... e que provavelmente não teria tempo de escrever nos próximos dias... e que as coisas mais agradáveis que poderiam me acontecer nos próximos três dias seriam apenas coisas comuns... uma boa comida, uma noite de sono, um sorriso superficial!
Então me levantei...por que pensei o quanto essa rotina me faz mal. Decidi escrever, colocar tudo aqui... e declarar que este sistema medíocre não entrará em mim, não violará o meu espírito, não me afastará das coisas que amo.
Trabalhar é bom, quando podemos crescer com isso, quando podemos de alguma maneira acessar o resultado de nosso trabalho, nos beneficiar com ele, e não estou falando só de dinheiro, aliás, não estou falando de dinheiro... estou falando de ver algo construído, pelas nossas próprias mãos, ou por nossa mente... acho que pela primeira vez, sinto realmente o que significa a alienação do trabalho...
Quero tanto desenvolver atividades que me dêem prazer, que proporcionem a reflexão junto a outras pessoas... fiz uma faculdade que noventa por cento de seu conteúdo, eu detesto... a retórica pela retórica, quem argumenta melhor, não importa o que realmente acreditemos, é preciso argumentar... isso é absolutamente horrível, medíocre, exclusivamente técnico, a única diferença do trabalho de um jurista para um trabalho técnico qualquer, como vendas, limpeza ou telemarketing, é que o trabalho do jurista tem uma técnica um pouco mais elaborada, no geral. Mas no fundo, é a mesmo coisa, operar o sistema... e mantê-lo em ordem!
Como eu odeio tudo isso, como pensar que terei que viver a vida toda fazendo coisas relacionadas com isso, me é pesaroso...
Talvez seja apenas um dia ruim... mas o fato que pelo menos hoje, não fui dormir com intuito de me preservar para aquilo que não quero... talvez amanhã eu esteja exauta por ter ido dormir tão tarde, talvez eu fique tão cansada que não consiga desempenhar como deveria as minhas atividades pseudo-obrigatórias... talvez. Mas o fato é que hoje, eu preservei aquilo que amo, não deixar entrar aquilo que viola meu espírito... hoje, ao escrever, garanti um pouco de sanidade para minha alma...
E amanhã, será um outro dia, talvez um dia muito difícil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário