sábado, 25 de junho de 2011

EU

No geral sou uma pessoa tranquila.... da paz. Não sou de comprar briga besta, mas gosto das coisas no lugar onde elas devem estar. Preocupo-me com os outros e com os problemas da humanidade.... fundamentalmente a pequena parcela da humanidade que está mais próxima de mim. Portanto, acredito que  há um lado de mim um tanto altruísta, militante, que dá credibilidade a humanidade e é capaz de mover várias coisas pelo outro. Costuma procurar compreender as razões alheias, os motivos dos outros...e ainda que eu não aceite algumas coisas, tento entender e as vezes até justificar. Meu limite é grande, minha tolerância também....
Porém, da mesma maneira que mora em mim uma pessoa equilibrada e feliz, capaz de amar e se deixar amar... mora em mim um ser egocêntrico e egoísta... que não tem a ilusão que é o centro do Universo, mas no mínimo sonha em ser o centro do Universo. E para isso, para contemplar este ser que mora em mim, costumo criar alguns espaços. Um bom exemplo disso é este Blog... um espaço nada democrático, que existe apenas para eu ser feliz e mais nada. Aqui tenho apenas o intuito de contemplar a mim... não gosto de ninguém me dando sugestões sobre o que fazer no Blog e nem nada parecido... isso não é uma democracia... é um espaço totalitário e útil apenas para mim. Quem quiser dar sugestão, faça um, é bem fácil, pois até eu que sou o cúmulo da ignorância em tecnologia digital, consegui fazer, certeza que você também consegue. 
Mas voltando ao assunto principal, meu ego... há outros espaços que costumo criar para me contemplar, por exemplo.... faço terapia há uns bons anos e não pretendo deixar de fazer tão cedo. Tem gente que acha que fazer terapia e conversar com a vizinha é a mesma coisa... e confesso que quando alguém me fala isso, nutro um certo desprezo preconceituoso para com essa pessoa... é muita ignorância. Primeiro, porque isso não é verdade, a vizinha não estudou para ser psicóloga ou psicanalista...portanto ela não saberá tratar nada, vai jogar conversa fora, e se você se abrir com ela, ela pode até atrapalhar, e fazer de você pior do que já está.... segundo, que se a vizinha se propor a ouvir os seus problemas, você vai ter que ouvir os dela também...e ainda fazer cara de que está interessado... mas enfim, fazer psicanálise é ótimo...  é um momento que uma pessoa que estudou as técnicas das resoluções dos problemas subjetivos, para tudo e coloca os seus problemas como o centro do Universo... com certeza este é um momento delicioso.
Mas enfim, já que este é um espaço meu, como eu havia dissertado antes, quero aqui aproveitar meu espaço para manifestar algumas indignações. E como sempre, vou falar de subjetividades. Detesto formas de amar senso comum. Odeio quando alguém que levou um fora meu diz que eu sou amor da vida, mas que na verdade quer me ver feliz... acho isso uma tremenda hipocrisia... porque ninguém realmente quer isso. Quando alguém ama alguém, deseja estar junto, ser feliz junto e ponto...quando deixar de estar e o sentimento passa (porque passa....todo mundo se recupera de qualquer amor), você deixa de desejar qualquer coisa àquela pessoa, porque torna-se indiferente ao outro... por isso essa de "quero que você seja feliz, mesmo que sem mim..."é uma coisa horrorosa.
Outra coisa horrorosa neste campo é o tal de exclusão do outro das redes sociais... meu Deus, que absurdo... tem uma idade até que isso pode ser tolerado... tipo assim, na infância e na adolescência. O cidadão vem e diz que quer ver você feliz, mesmo que sem ele... aí você, que está feliz sem ele, do jeitinho que ele disse desejar, passa a demonstrar isso através de textos, fotos, vídeos e outras coisas nas redes sociais (que aliás, meu egocentrismo adora, e tem a nítida impressão que meus perfis nas redes são extensões da minha personalidade e dos meus humores)... Aí o cara te vê feliz e advinha o que ele hipocritamente faz? Te exclui das redes, que agora concentra-se no facebook... porque na verdade, o desejo que ele diz ter por sua felicidade é uma grande mentira... o que ele queria é só, e somente só, que você estivesse lamentando a falta dele, assim como ele lamenta a sua.
Mas quero dizer que o ser egoísta que mora em mim, não tem a menor paciência para gente parada no tempo, e com espírito sentimental retirado de novela mexicana... e qualquer acusação de ser inconstante... justifico e retifico sem culpa. Se sou inconstante? Com certeza... sou inconstante porque a vida é inconstante e não linear...sou deliciosamente inconstante e sabe o porquê? Por que eis aí a minha juventude... a minha vontade de sacudir o mundo... juventude esta que não pretendo perder nunca... porque significa vida, significa não acomodação... e significa entender e saber que o mundo é grande e não se resume há um quadrado...e que as pessoas são muitas e que eu adoro isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário