quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cafonice e as Redes Sociais

               

               Cafonice pode ser definida como a atitude ou o estado que faz com que algo seja brega, pedante, exagerado, provinciano, excessivamente egocêntrico ou inadequado ao espaço ou tempo em que se encontra. Na verdade, o que é cafona para alguns, pode não ser cafona para outros. Resumindo, cafonice é mais ou menos aquilo que nos causa uma certa vergonha alheia. 
         No entanto, antes da internet, as coisas ou atitudes cafonas eram mais escondidas, restritas a maneiras de se vestir ou se portar. Ou ainda, podíamos (e ainda podemos) encontrar a cafonice por excelência nos romances... porque gente apaixonada é cafona, falando igual criança, inventando apelidos ridículos e fazendo tempestade em copo d'agua por causa de qualquer coisa (e quem nunca, né?)... fora o ciúme, que não tem coisa mais cafona do que a pessoa ter sentimento de posse por um outro ser humano. 
                Um dos principais ícones da cafonice é o cantor Falcão com seu paletó xadrez e  girassol no bolso, distribuindo atitudes exageradas... no entanto, ele é bem caricato. Há quem considere Rei da Cafonice o inestimável Roberto Carlos... quem disse isso tem lá suas razões (apesar de eu ser fã dele, com cafonice e tudo... "esse cara sou eu...").
             Contudo, com a consolidação e popularização das redes sociais penso que houve uma proliferação desta característica entre todos nós... ou então todo mundo já era cafona e resolveu sair do armário. São muitos os exemplos. Podemos começar com o selfie... e como se já não bastasse isso, as pessoas resolvem publicar sua fotinho e "filosofar" em cima, citando assim, os mais variados tipos de frases de auto-ajuda, indo de Augusto Cury a versículos bíblicos.
                A verdade é que redes sociais são cafonas por excelência porque giram em torno de uma lógica egocêntrica e não verdadeira. A grande maioria das pessoas tutela sua rede de maneira a sempre parecer feliz, alegre e contente. E honestamente, ostentar felicidade o tempo todo está no top dez das coisas mais cafonas. Mas, outra coisa muito cafona das redes sociais são as demonstrações de sofrimento... gente que nunca gostou de poesia, citando Fernando Pessoa. Rubem Alves está entre os prediletos para o exercício da cafonice. Enfim, poderíamos dar mil exemplos.
                  Mas o fato é que todos nós, de um jeito ou outro, não resistimos a algum tipo de cafonice nas redes... uma citaçãozinha aqui, um selfizinho ali, um desabafo acolá acabamos por entrar na onda... porque no fundo não há nada mais humano do que ser cafona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário