sábado, 14 de maio de 2011

O Amor II














Novamente me atrevo aqui a falar do assunto mais popular que há... e também de novo faço isso através da interpretação das canções.Hoje chamo a reflexão sobre o amor a partir da música do Zeca Baleiro "Lenha"... que de certa forma, nesta semana foi trilha
sonora do meu coração. Há três verbos na música que ele afirma dizer...
O primeiro é o verbo Parar..."Se eu digo pare, você não repare o que possa parecer"... nesta frase, me vem a sensação de que há coisas que não são possíveis de serem compartilhadas por mais intimidade que haja entre duas pessoas. Há limites na reciprocidade, nas explicações, para mim, isto é uma das principais lições do amor: o respeito as individualidades e aos limites do outro. O segundo verbo é seguir..."Se eu digo siga, o que quer que eu diga você não vai entender" ... neste ponto, vejo a importância de cada um ter vida própria, o amor não deve partir da dependência. Cada um deve saber seu caminho, ainda que decidam caminhar juntos, mas para o amor dar certo, é necessário autonomia, relação de igualdade... é preciso sempre ter recursos internos para seguir em frente, ainda que o amor não dê certo. O amor só sobrevive em liberdade, só sobrevive quando não é obrigado a sobreviver.E o terceiro verbo é vir... "Mas se digo venha, você traz a lenha pro meu fogo acender". Sem dúvida este é o mais bonito, e traduz a parte que mais nos agrada no amor, o encontro absoluto entre duas pessoas, seja entre as almas ou entre os corpos, ou melhor ainda, ambos. O amor é a disposição pura e simples do ir e vir de duas pessoas. Mas não basta disposição, é preciso acontecer, é preciso o fogo acender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário